Retrospectiva Seminário com Sensei Moisés Cifuentes

Posted by

No dia 15 de Junho de 2024 a Academia Ronin sediou o seminário internacional com o Sensei Moisés Cifuentes, Branch Chief da WKB Chile.

Com uma didática apurada e atenção nos detalhes, o sensei Moisés nos fez refletir sobre as convicções na prática do kumitê.

Graças ao treinamento árduo, os lutadores de Karatê Kyokushin adquirem resistência e tolerância a dor.
Isso leva muitos atletas a deliberadamente receberem golpes, por confiarem na sua resistência superior ou simplesmente para fazer um contra ataque.

Essa prática, nos dias atuais, perde um pouco a eficiência, pois mina o potencial do lutador, ocasionando em lesões que podem perdurar além do campeonato.

O Kyokushin vai muito além de um teste de resistência onde quem aguentar mais vence.
É sobre causar dano ao adversário e ao mesmo tempo preservar o seu corpo.

Para alcançar esse objetivo, o sensei Moisés trabalhou os seguintes pontos:

Movimentação:
O lutador precisa ser rápido tanto no ataque, como para esquivar-se. Devemos evitar aquele combate estacionário frente-a-frente. O ideal é apoiar-se na ponta dos pés (chusoku) e flanquear o adversário em busca de aberturas.

Ataque:
No combate, cada movimento gasta energia. É preciso usar nossa reserva de forma inteligente e com o máximo de eficiência.
Para um golpe ser eficiente, ele deve envolver todo o corpo de forma a obter o maior impacto possível.
Um soco por exemplo, deve começar nas pernas, girando o quadril e transferindo a força até o punho que praticamente só entrega o impacto.

Foco:
No kumitê, os golpes não devem ser aplicados a esmo. O Atleta Kyokushin deve usar de estratégia para minar a energia do oponente e obter a abertura para executar um golpe contundente. Um lutador eficiente deve focar golpear os 3 pontos críticos (Fígado, Rins e Diafragma) pois minam a energia do adversário.

Durante todo o seminário, tivemos várias práticas de kumitê, onde os presentes puderam aplicar os conceitos sobre o olhar atento do Sensei Moisés Cifuentes.

No final tivemos uma grande confraternização, com direito a fotos e presentes.

Nós da WKB Brasil agradecemos imensamente ao Sensei Moisés por dedicar esse tempo tão especial conosco.

Osu!